Leituras Do Mês | Fevereiro 2018

Olá!

Mais um mês vai chegando ao fim; é hora de resenhar os livros lidos e preparar a mente para os que virão.

cai-o-pano-agatha-christie-nina-george-a-livraria-magica-de-paris-resenha

Confira agora AS RESENHA DAS MINHAS LEITURAS DE FEVEREIRO!

Por causa da loucura de leituras que foi o mês passado | Confira AQUI minhas LEITURAS DE JANEIRO | resolvi pegar leve esse mês, escolher com cuidado e ler com mais calma.

Além disso ando escrevendo muito, trabalhando no meu próximo romance cômico, e já estou APAIXONADA pelos novos personagens. 

Os dois livros que li foram:

  • Cai o Pano – AGATHA CHRISTIE
  • A Livraria Mágica de Paris – NINA GEORGE

Cai o Pano – AGATHA CHRISTIE

Título original: Curtain, de 1975.

Versão lida: Em português, Editora NOVA FRONTEIRA, 2009. (O livro faz parte de um BOX contendo 3 livros, intitulado “O melhor de Agatha Christie”)

PicMonkey Collage

A autora

Nas minhas LEITURAS DE JANEIRO li os outros dois livros do box contendo também CAI O PANO, e no post conto tudo sobre a autora com detalhes. É só clicar AQUI.

O livro

Em CAI O PANO, Christie nos conta sobre o último e derradeiro caso de mistério do detetive belga Hercule Poirot. Já com idade avançada e muitos problemas de saúde, ele desvenda seu último caso, investigando com a ajuda de um amigo de longa data uma possível tentativa de assassinato que seria cometida por um fugitivo não identificado.

651162Ainda que eu apenas tenha lido três dos 33 romances policiais protagonizados pelo detetive, me tornei grande fã do personagem. Em um mundo ideal, eu teria lidos todos os livros em ordem de lançamento, para só então ler o último, mas quis finalizar esse box e dar por completa a leitura.

Mesmo assim, como disse, me tornei fã e recomendo a leitura das aventuras de Poirot para qualquer tipo de leitor, pois a escrita de Agatha é de uma elegância inconfundível, e mesmo a leitura de apenas um de seus romances já vale muito a pena.

Há uma certa tristeza nas páginas que descrevem a condição de idoso adoentado de Poirot, ainda que sua mente continue afiada como sempre. Mas o mistério em si, o crime, tem todas as maravilhosas características de Agatha, e o arremate é tão extasiante quanto qualquer outra solução para um incrível crime que eu já tenha lido de autoria dela.

Fechado esse pequeno box me comprometo a, no futuro, procurar os demais romances da saga para um dia poder dizer que li todos eles. Seria muito merecido.


A Livraria Mágica de Paris – NINA GEORGE

Título original: Das Lavendelzimmer, de 2013.

Versão lida: The Little Paris Bookshop, em inglês, EDITORA ABACUS, 2015. Tradução de Simon Pare.

2

A autora

Nascida em 1973 na Alemanha, NINA GEORGE já publicou 26 livros entre romances, mistérios e não-ficção. Seu livro best-seller A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS vendeu mais de 800 mil cópias. 

O livro

O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco livraria, ele vende romances como se fossem remédios.

Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta que Perdu não teve coragem de ler.

Até um determinado verão, o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rua Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos.

Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

Passeando pelas prateleiras da livraria sem pretensões, me deparei com essa capa lindinha, muito convidativa. Na contracapa, muitos elogios e garantias de uma ótima leitura. Resolvi arriscar.

Na semana seguinte participei do Clube do Livro da livraria, e o livro escolhido para o mês seguinte seria esse. Bela coincidência.

nina_george

Nina George

Inicialmente, a leitura parece um pouco deprimente, e até dolorosa. O sofrimento do protagonista Jean fica evidente logo nas primeiras páginas, mas o que te ganha é a escrita. A forma como a autora descreve tudo, seu estilo pessoal que tenho que admitir, me encantou profundamente, e me deixou com invejinha.

 

Há uma poética em sua forma de escrever, e adicionados os personagens que acompanharemos durante a estória, há um doce balançar de diálogos e momentos únicos que encantam e seguem ritmo perfeito, sem jamais trair a trama ou a autora.

Jean Perdu é um homem de cinquenta anos, parisiense, sozinho e amargurado, não exatamente o personagem central de muitos romances por ai, mas essa característica é apenas uma das “exclusividades” do livro. Há muitos aspectos inovadores, e a leitura se torna fresca e interessante também por causa disso.

Sua premissa é misteriosa a princípio, mas muito instigante. Ele tem um grande barco no cais de Paris, onde vende livros como se fossem remédios receitados para ajudar a curar algum mal. Porém há em seu passado uma perda irreparável que o trancafiou em si mesmo e em seu barco, até que a leitura de uma carta enviada a vinte anos muda tudo, e assim começa sua jornada pelos canais do Sena, rumo ao interior provinciano da França. Uma jornada belíssima, detalhada e inspiradora. 

01_Buch-384x512Nina, a autora, consegue entregar pura poesia até nos mais mundanos instantes, e cada um dos poucos personagens que exploramos mais a fundo tem personalidades únicas e passam por suas próprias provações, adicionando elementos cada vez mais profundos a história de Perdu.

Nesse livro se fala de amor, de dor e de redenção, tudo de uma forma delicada e cativante, que encanta profundamente. Me peguei refletindo sobre a existência de homens que ainda sentem e vivem grandes amores como os homens de Nina George, com tamanha devoção e profundidade que chega a comover.

Leitura mega indicada.


Obrigada por ter passado esse tempo aqui comigo, e espero que se inscreva no site para receber atualizações dos posts e voltar mais vezes. 

XO, Ana.


Já conhece meus ROMANCES-CÔMICOS?

capas-romance-comico-ana-luiza-medeiros-livros-ebooks

São leituras leves e divertidas, perfeitas para momentos tranquilos em casa ou de férias! Adquira os e-books e ajude a realizar os sonhos de uma autora independente. Obrigada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s