Preciso de inspiração para… Ficar firme na Dieta!

Olá!

Hoje, na série PRECISO DE INSPIRAÇÃO PARA… vamos falar de emagrecimento!

dieta-sem-acucar-1-860x485

Se assim como eu você também está passando por esse processo, ou ainda precisa daquele empurrãozinho final para começar sua dieta, venha se inspirar comigo!

Motivação

Quando comecei minha dieta em novembro de 2017, eu não estava pensando em fazê-lo. Minha motivação pessoal veio com a recomendação do cardiologista. Fiz exames para um procedimento que nada tinha a ver com emagrecimento, e nos resultados havia uma alteração na pressão, que acontecia por causa do sobrepeso.

O médico foi claro: Ou você emagrece para naturalmente aliviar a pressão, ou em seis meses vai estar tomando medicação controlada.

dieta-sopa-2

Como assim??? Antes dos 30??? E por um motivo que eu poderia facilmente controlar??? Decisão tomada!!! Me recuso a ser uma vítima em todos os aspectos da minha vida, e com relação a minha saúde sinto o mesmo. É claro que há problemas de saúde que não podemos controlar ou prever, e a esses somos mesmo submissos, mas do contrário, não se justifica.

Comecei então minha jornada com destino a uma vida mais saudável. Comigo é assim, uma vez que decido, pronto. Desde então – ai já se vão quatro meses e meio… – estou firme na dieta, e digo a você, TOME SUA DECISÃO! Procure justificá-la com aquilo que faz sentido para você, e decida. Seja forte, se eu consigo, você também consegue. 

Método

Há várias formas de perder peso, e fórmulas mágicas, produtos e receitas é o que não falta por ai. Muitas pessoas, na maioria mulheres, passam a vida seguindo receitas diversas procurando aquela que vai resolver o problema do sobrepeso com facilidade, mas todas sabemos que isso não existe. 

Estamos na era da informação, e já está mais do que entendido que o caminho para a saúde é o estilo de vida. Comer nada por um mês, e depois voltar a maus hábitos no mês seguinte só leva a vícios, comportamento compulsivo e frustração.

los-beneficios-de-la-glucosa-en-epocas-de-estudio

O primeiro passo que dei foi eliminar os excessos, e em alguns casos, eliminar completamente o fator prejudicial. O açúcar, meu principal vilão, foi o primeiro a ser excluído. Eu sei que parece impossível, mas não é. Passados os primeiros dias, há a eliminação dos resíduos pelo organismo, e em seguida a vida sem o açúcar refinado se torna comum.

Coisas industrializadas como itens de padaria, fastfood, refrigerantes, tudo que vem em pacotes como salgadinhos e coisas do tipo, nada disso tem lugar numa dieta de emagrecimento. No futuro, quando já estiver mais perto da meta, e puder cometer alguns deslizes moderados, esses alimentos poderão voltar a ter espaço na minha vida, muito esporadicamente, mas por enquanto é ZERO MESMO!

Alguns outros ajustes foram necessários como o horário de dormir, o consumo de água, e o acompanhamento das calorias.

Meu sono, que até pouco tempo era desorganizado e exagerado, agora tem mais rotina. Isso é muito importante para o metabolismo, e até para a recuperação das energias.

Beber água o suficiente para seu peso não é novidade. Todos sabemos da importância desse hábito, e eu que nunca tive problemas para beber três litros de água por dia, tive que DIMINUIR  a quantidade. Acredita? A maioria das pessoas tem que se preocupar em beber o mínimo, e eu indo contra a corrente. #HistóriaDaMinhaVida

dieta-agua-copos

E com relação a contar calorias, sei que parece tedioso, mas com a evolução de seus conhecimentos sobre aqueles alimentos que se encaixam melhor no seu dia a dia, fica mais fácil. Para começar, você pode usar o aplicativo MyFitnessPal que ajuda muito, e é bem fácil de preencher todos os dias.

Resultados

Acompanhar os resultados, mês a mês, é muito importante. Isso por que ver os números e a evolução do emagrecimento te motiva a continuar, evitar as tentações e não sofrer tanto.

Emagrecer não é fácil, principalmente se é algo com que você vem lidando a muitos anos, mas é importante saber que é possível, que não há segredos ou milagres, e que tudo depende da sua vontade e do seu esforço.

dieta-low-carb-resultados

Tomar responsabilidade por si mesmo é empoderador, e te faz evoluir de jovem para adulto de verdade. Recomendo.

Segredinhos para chegar lá

Ainda estou no começo da minha jornada, que calculo se encerrará no fim do ano. Dai por diante estarei entrando outro processo, que é o de manter o peso ideal, e estilo de vida saudável. Mas nesses meses descobri alguns segredinhos que ninguém me contou, tive que descobrir do jeito difícil, na prática.

Primeiro, é preciso evitar as tentações. Não há força de vontade nesse mundo que aguente ser tentado por muito tempo sem ceder. No caso do açúcar, precisei evitar os ambientes que favoreciam meu mau hábito, como padarias e supermercados. Nos eventos sociais, outras distrações são necessárias como conversar e não ficar muito perto das mesas de comida.

Nos primeiros meses eu comia regularmente de três em três horas para adequar meu corpo e mente ao novo estilo de vida, mas depois quando a rotina se tornou mais fácil, passei a ter mais flexibilidade com os horários, e até a fazer jejum de vez em quando.

divulgacao_-_editora_pandorga

Dr. Barakat

Um boa dica é procurar médicos especialistas que repassem seu conhecimento sobre alimentação como o Dr. Barakat por exemplo. É um dos meus favoritos, e aprendo muito com ele.

 

Outro segredinho é encontrar alternativas saudáveis para as coisas que você sente falta de comer. Por causa da falta do açúcar refinado, precisei encontrar substitutos para ajudar na hora da vontade. Comigo funcionou a uva passa. Eu já gostava, e agora tenho sempre em casa. Ela tem uma contagem mínima de calorias e frutose, o açúcar natural das frutas, e uma colher de sopa ajuda demais a matar a vontade do doce.

Procure também direcionar sua energia a outros projetos que te deem satisfação, para não ficar a toa pensando no que não deve. Desde 2016 já uso o PLANNER, mas foi por causa da dieta que passei a decorá-lo com mais carinho, direcionando minha energia a criatividade. Ajuda muito!


Espero que esse post tenha ao menos acendido a faísca para que você tome também a sua decisão, e comece hoje sua mudança de vida!

Obrigada pela visita.

XO, Ana.


Já conhece meu romances cômicos?capas-romance-comico-ana-luiza-medeiros-livros-ebooksEbooks já disponíveis no Kindle! CLIQUE E CONFIRA!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s