Preciso de inspiração para… Organizar um evento!

Olá!

Mais um post da série PRECISO DE INSPIRAÇÃO PARA… trás hoje muita inspiração para quem precisa de ajuda para ORGANIZAR UM EVENTO!

capa

Casamento, aniversário, festa infantil, comemoração… Sem inspiração para começar os preparativos? Vem comigo!


Como PLANEJADORA de mão cheia, conheço bem as dores de se organizar um evento, qualquer que seja, do simples ao mais elaborado, sem um sistema de organização.

Para que tudo saia dentro do esperado e seus convidados saiam elogiando e se sentindo satisfeitos, há certos itens que podem facilitar a sua vida na hora de decidir e organizar a festa.

Aqui vou listar todos os tópicos que serão detalhados mais abaixo. Veja:

  • Tema
  • Comes e bebes
  • Decoração e lembrancinhas
  • Entretenimento
  • Local
  • Extras | Convites, equipe, e demais detalhes. 

Vamos começar!


TEMA

Todo e qualquer evento pode (e deve) ter um tema, mesmo que seja simples e fácil de compor.

Já sabemos que festas de aniversário costumam ter um tema, principalmente as infantis, mas qualquer almoço da família pode sim ter um tema para ajudar a arredondar o momento.

Sabemos também que existem empresas especializadas no assunto TEMATIZAR UM EVENTO, o que acaba sendo muito prático. Porém o preço do serviço encarece a festa, então se assim como eu você gosta de organizar seus eventos com muita antecedência e com calma, anotando todos os detalhes, pode muito bem criar e montar um evento temático sem gastar com o serviço, só com os elementos em si.

Ao invés de comprar lembrancinhas para a festa do seu filho, que tal passear pelas lojinhas da cidade, encontrar os elementos separados e monta-los você mesma? Vai sair bem mais barato, e acaba se tornando uma tarefa criativa que (se iniciada com bastante antecedência) pode gerar momentos agradáveis e resultados surpreendentes, além de muitos elogios.

Domingo a família quer se reunir para o almoço? Tematizar a refeição com a música já arremete ao evento um clima muito mais divertido, e poucos elementos podem compor o visual, como alguns guardanapos ou centros de mesa.

Exemplos de…

Festa infantil temática

1

Festa adulto temática

2

Festa simples temática

3

COMES E BEBES

O cardápio é um fator muito determinante num evento. A comida nos une como pessoas, acolhe e marca momentos importantes. Se o cardápio vai ficar por conta de um buffet, ótimo! É só escolher os pratos e aproveitar.

Mas se você vai colocar a mão na massa, é importante separar alguns itens numa lista para não se perder no caminho.

Orçamento para a compra de tudo, ingredientes um por um, quantidades pelo número de pessoas, louças ou descartáveis, sobremesas (mesa de doces e bolo). Tudo deve ser detalhado no papel antes de virar realidade no carrinho de compras.

Exemplos de…

Buffet profissional fino

5

Buffet profissional básico

6

Comes e bebes caseiros

4

Mesa de doces e bolo

7

DECORAÇÃO E LEMBRANCINHAS

Para almoços de família como já mencionei, ou eventos similares, a decoração pode se limitar a poucos elementos simples. Já para eventos mais elaborados, a decoração é a ambientação do tema, a forma como o convidado vai identificar seu evento, sentir o clima, saber como se comportar.

Festas de 15 anos, por exemplo tendem a ser mais formais, apesar da presença de muitos adolescentes, o que anima qualquer salão de festa. A decoração tem que refletir a personalidade do homenageado, e delimitar o comportamento dos convidados como por exemplo saber como devem se vestir para a festa.

Festas infantis são basicamente uma realização do tema na decoração e demais elementos, o que é divertido e cria um ambiente lúdico para quem foi convidado, e para a própria criança.

Compondo ainda mais a decoração, as lembrancinhas ou qualquer que seja o objeto que será levado de recordação pode e deve refletir o clima da festa. Assim como o famoso bem-casado nos casamentos, a lembrancinha vai prolongar o evento e o efeito da diversão nos convidados, e com um pouco de sorte, manterá viva a lembrança do seu momento especial.

Exemplos de…

Decoração infantil

8

Decoração de casamento simples e mais requintado

9

Decoração de festa de adulto

10

ENTRETENIMENTO

Nessa categoria entra de tudo, desde uma banda ao vivo até um pequeno som em casa tocando uma playlist do seu celular. A música é elemento essencial de qualquer festa, e salão silencioso não anima ninguém.

Um bom DJ é capaz de tornar um salão de dança em mágica, e gerar momentos de verdadeira felicidade que durarão para sempre nas fotos, filmagens e memórias. Não deixe esse elemento passar batido, pois faz toda a diferença. 

Exemplo de…

Festa com música ao vivo

11

Festa com DJ

12

LOCAL

Definir o local do evento é primordial. Só depois de definir o espaço é que todos os outros elementos podem ser pensados e decididos.

Quer uma banda? E se o local não tiver estrutura? Ou espaço? Ou não permitir música alta?

E o número de mesas e cadeiras? Cabe no espaço, ou seus convidados vão ficar apertados sem espaço para circular?

Tudo isso é importante, e pode impactar um evento negativamente de forma definitiva.

Defina seu local com pelo menos 6 meses de antecedência, depois disso tudo se encaixa. Até mesmo os serviços que você for contratar precisam dessa informação para saber onde devem entregar/trabalhar.

Exemplo de…

Salão de festa

13

Festa ao ar livre

14

Festa em ambiente único

15

EXTRAS | CONVITES, EQUIPE E DEMAIS DETALHES

É por causa desses detalhes que organizar tudo com calma e com tempo é tão importante. Algumas coisas vão sempre passar batido se você não tiver tempo de anotar e pesquisar tudo com calma.

Os convites, sejam eles simples ou elaborados, físicos ou digitais, devem ser pensados com muita antecedência, pois levam tempo para criar e imprimir.

A equipe que vai trabalhar também precisa ser definida com calma, pois os preços variam muito, e além disso, estará na mão deles o destino de seu evento. Se as pessoas serão bem recebidas e servidas ou não pode transformar tudo, não é mesmo?

E detalhes específicos de cada evento como quem vai levar o que, pedidos de presentes específicos como em casamentos e chá de cozinha, casa nova ou de fraldas, participação de convidados como as debutantes no Baile de 15 anos, etc… Todos devem ser anotados e decididos em primeira mão, para que nada seja esquecido, e o mais importante, que nada fique para a última hora.

Confie em mim quando digo que nada prejudica mais um evento, do mais simples ao mais chique, do que decidir as coisas em cima da hora.

Se organize! Monte cronogramas e listas de tarefas e decisões que devem ser tomadas com certo tempo, para que você se obrigue a definir as coisas mesmo quando tiver outras coisas para fazer, ou outros lugares para estar.

Exemplo de…

Convites

16

Equipe de trabalho

17

Detalhes

18

Boa festa!


Se inspirou? Ótimo! Conheça outros posts sobre inspiração logo mais a baixo, e não deixe de comentar e curtir.

Obrigada pela visita e até a próxima!

XO, Ana.


Linda e seus amigos universitários esperam por você nesse romance cômico divertidíssimo! Conheça Eleonor do Norte e todas as aventuras que eles vão viver por lá. Vem!

dreamcastjogodeamoremeleonor

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s