EXTRA | Dia da Literatura Infantil

Olá!

Dia 18 de abril é comemorado o Dia da Literatura Infantil no Brasil, em homenagem a Monteiro Lobato que nasceu a exatos 135 anos.

capa

O autor, um dos mais importantes da categoria no cenário nacional, encabeça essa pequena lista criada para quem quer incentivar a leitura nos seus pequenos com livros escritos para eles. 

Conheça alguns LIVROS INFANTIS para engajar as crianças no hábito de ler!


REINAÇÕES DE NARIZINHO, Monteiro Lobato – 1920

reinações-de-Narizinho-vol-1-e-22

Esse foi o primeiro livro para crianças escrito pelo autor, em 1910. Inicialmente intitulado A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO, o livro ganhou sucesso instantâneo, e deu origem aos famosos contos que se passam no Sítio do Pica Pau Amarelo. 

Além desse livro, também é indicada a obra CAÇADAS DE PEDRINHO – 1933, que introduziu o personagem. No livro o garoto Pedrinho explora a natureza e cria aventuras imaginárias que incentivam as crianças e explorar o ambiente, pois o personagem vive numa época em que não há vídeo games ou computadores para ocupar a atenção.


CONTOS DE GRIMM, Jacob e Wilhelm Grimm – 1810 e 1857

contosdegrimm

Adequado para crianças entre 4 e 6 anos, os contos dos irmãos Grimm são a origem de vários contos de fadas e outras fábulas famosas. Na segunda coleção lançada em 1857 há 130 contos, incluindo A BRANCA DE NEVE e OS MÚSICOS DE BREMEN que deu origem a OS SALTIMBANCOS.

Esses contos pregam sempre a paciência, respeito as diferenças, amor ao próximo e solidariedade. 


GRANDE SERTÃO: VEREDAS, Guimarães Rosa – 1956 (VERSÃO EM QUADRINHOS)

GrandeSertaoVeredas03

GRANDE SERTÃO: VEREDAS é um livro clássico da literatura brasileira, contém 600 páginas e nenhum capítulo, e fala sobre conflitos no sertão da década de 1950. Nada feito para crianças.

Mas há uma versão em quadrinhos que foi criada com o intuito de estabelecer para crianças e adolescentes (principalmente nordestinos) uma referência brasileira no mundo das emocionantes HQs, empoderando e ensinando enquanto diverte. Genial.


O PEQUENO PRÍNCIPE, Antoine de Saint-Exupéry – 1943

o-pequeno-príncipe

Envolto numa aura lúdica de universos, asteroides e planetas, com linguagem amigável porém charmosa e formal, e uma mensagem positiva sobre o desenvolvimento pessoal e relações humanas, O PEQUENO PRÍNCIPE é um dos livros mais conhecidos e queridos pelo mundo.

A leitura é das mais divertidas e vibrantes para crianças, e apesar das controvérsias, lida belamente com a perda, o ato de tomar decisões, e refletir sobre tudo com paciência e graciosidade. Recomendo.


Saga HARRY POTTER, J. K. Rowling – 1997

Colecao-Harry-Potter-07-Volumes-1000021966

São 7 livros escritos para o publico infantil e jovem carregados da mais alta dose de fantasia. 

Acompanhamos a estória do garoto que sobreviveu a um ataque contra sua vida onde foi usado o pior e mais letal tipo de mágica, e agora todos querem entender como foi que isso aconteceu. Estaria Harry destinado a grandes feitos? 

O universo criado por Rowling, conhecido e reverenciado pelo mundo, ajudou a moldar uma geração de leitores e despertar a leitura (e no meu caso também a escrita!) em milhões de meninos e meninas pelo mundo, alterando para sempre a realidade como a conhecíamos.

A saga acompanha o crescimento e desenvolvimento pessoal de vários personagens, principalmente de Harry e seus amigos Hermione e Ronny, e conforme a criança vai conhecendo e desenvolvendo seu senso crítico, cada livro se torna uma aventura constante e ferramenta de crescimento e desenvolvimento pessoal, cujos frutos serão levados para toda vida. 

d790b2fa06438b28b57714fd0460de68

Obs; Há versões ILUSTRADAS de alguns dos livros, que trazem imagens belíssimas em formato largo e colorido para incitar ainda mais a imaginação dos pequenos.

Acredite em mim, ler a saga Harry Potter na infância é um divisor de águas. Recomendo.


Obrigada pela visita, espero que volte mais vezes! Se inscreva no blog para receber e-mails sobre novos posts, duas vezes por semana. 
Tudo de bom!

modeloassinatura


Linda e seus amigos estão num frenético jogo de VERDADE E DESAFIO, e o vencedor pode levar tudo. Conheça esse adorável grupo de perdedores, universitários a procura de aventura, amor, festas e muita sorte. Conheça!

POST-FB-JOGO-DE-AMOR-EM-ELEONOR

Meu romance cômico JOGO DE AMOR EM ELEONOR já chegou. CLIQUE AQUI e leia os primeiros capítulos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s