Conjunto da Obra | Jane Austen

Olá!

Conheça todos os livros escritos por Jane Austen, suas adaptações, e um pouco sobre a autora!

capa


A Autora

Jane Austen nasceu, cresceu e eventualmente faleceu na cidade de Steventon, Inglaterra (1775 – 1817). Ela tinha 41 anos quando morreu, provavelmente de envenenamento por arsênico, metal pesado comum na água e nos papéis de parede da época.

Sua criação na nobreza agrária inglesa está fortemente refletida em seus livros, que ela começou a escrever desde a adolescência. Jane e a única irmã eram mantidas em casa para aprender a tocar piano e costurar, enquanto que os seis irmãos podiam estudar matemática, história e outras áreas do conhecimento.

jane-austen

Jane nunca se casou, e seu único conhecido “relacionamento” foi tema do filme Amor e Inocência (2007), no qual a escritora é vivida por Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada). Ela e Tom Lefroy, sobrinho de uma família amiga, se encantaram um pelo outro, quebrando várias regras da sociedade como não poder ficar sozinhos numa sala, ou não poder se corresponder antes do noivado. Apesar dos quatro encontros comprovados que tiveram, sua relação não evoluiu pois o rapaz foi mandado para Londres pela família, que julgava que ele merecia uma noiva melhor do que a filha do reverendo.

Enquanto se encantava por Tom Lefroy, Jane escreveu Razão e Sensibilidade de 1811, adaptado para os cinemas em 1995 e vencedor do Globo de Ouro. Foi esse também o livro que deu a Jane, então com 36 anos, sua independência financeira.

Orgulho e preconceito de 1813 foi sucesso imediato de público, e segundo os críticos, o livro era “muito superior a quase todas as publicações do mesmo gênero lançadas” na época.

A título de curiosidade, na biografia Jane Austen – Uma Vida Revelada (224 páginas, Editora Novo Século), Catherine Reef aborda a vida e a carreira de Austen.


As Obras

Os livros de Austen, apesar de escritos ao longo de sua vida, somente foram publicados a partir de 1811, gerando para a autora finalmente um grande reconhecimento pelo público, e lhe dando independência financeira de sua família. São eles:

  • RAZÃO & SENSIBILIDADE – Sense and Sensibility (1811)
  • ORGULHO & PRECONCEITO – Pride and Prejudice (1813)
  • MANSFIELD PARK – Mansfield Park (1814)
  • EMMA – Emma (1815)
  • A ABADIA DE NORTHANGER – Northanger Abbey (1818) – póstuma
  • PERSUASÃO – Persuasion (1818) – póstuma

01

Jane Austen escreveu também uma única peça de teatro, publicada somente em 1980.

  • Sir Charles Grandison (escrita em 1791 ou 1792)

Há também três obras curtas escritas durante sua adolescência, consideradas como inacabadas ou como preparação para seus melhores trabalhos. É importante salientar, porém, que uma adaptação do texto LADY SUSAN para filme foi feita em 2016, dirigida por Whit Stillman e estrelada por Kate Beckinsale recebeu fervorosa crítica e grandes elogios. Chama-se AMOR & AMIZADE – Love & Friendship.

  • Lady Susan (1794, 1805)
  • The Watson (1804) – Ficou incompleta, e sua sobrinha Catherine Hubback a finalizou, publicando-a como The Younger Sister, na metade do século XIX.
  • Sanditon (1817) – incompleta


Muitos filmes para TV e cinema, séries e novelas, ao longo dos anos, foram desenvolvidos com inspiração no trabalho de Austen. Em geral, suas tramas se encaixam perfeitamente nos moldes cinematográficos dos grandes romances, assim como fazem os livros, hoje considerados clássicos da literatura inglesa. A própria vida da autora já foi recontada e vivida em várias oportunidades. Conheça alguns desses trabalhos:

Filmes sobre a vida de Jane Austen

  • Jane Austen in Manhattan (1980) dirigido por James Ivory, conta a história de duas companhias de teatro que brigam pelo direito de recriar a única peça escrita por Austen – Sir Charles Grandison – descoberta naquele ano.
  • Amor & Inocência – Becoming Jane (2007), pseudobiografia com Anne Hathaway como Jane Austen, que oferece uma versão de sua breve relação com Thomas Lefroy, a qual foi ficcionalizada para simular o próprio estilo da autora.

  • O Clube De Leitura De Jane Austen – The Jane Austen Book Club (2007), é um filme dirigido por Robin Swicord, inspirado no livro de mesmo nome da autora Karen Joy Fowler. Conta a história de um grupo de seis pessoas que se encontram uma vez por mês para debater os livros de Austen enquanto descobrem nos livros ajuda para lidar com os próprios dilemas.

Alguns filmes inspirados nos livros de Austen:

  • RAZÃO & SENSIBILIDADE – filme de 1995, com Emma Thompson, Hugh Grant e Kate Winslet. Ganhou o Oscar de roteiro.
  • ORGULHO & PRECONCEITO – 2005, dirigido por Joe Wright e estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen, indicado a 4 Oscar, 3 BAFTA e 2 Globo de Ouro.
  • Destaca-se: * O personagem Mark Darcy, interpretado por Colin Firth no filme O DIÁRIO DE BRIDGET JONES (2001) é uma homenagem ao mais querido dos heróis de Austen, Sr. Darcy.
  • * Também vale mencionar a novela da TV Globo, ORGULHO E PAIXÃO (2018), que reúne todos os romances de Jane Austen como inspiração para o roteiro adaptado.
  • MANSFIELD PARK – “Palácio das Ilusões”, EUA, (1999) dirigida por Patricia Rozema, estrelado por Frances O’Connor.
  • EMMA – 1996, dirigido por Douglas McGrath e estrelado por Gwyneth Paltrow. * Há também o filme AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS (1995), que é uma adaptação livre de “Emma”.
  • PERSUASÃO – 2007, EUA, dirigida por Adrian Shergold; feita para TV.


Obrigada por conhecer comigo todo o trabalho de Jane Austen.

A série CONJUNTO DA OBRA aqui no blog já conta com vários posts, nos quais você pode conhecer todos os livros lançados de vários autores como John Green e Sophie Kinsella.

Até a próxima e volte sempre!

modeloassinatura


O campus da Universidade mais badalada do país está em festa!

Conheça Linda e seus amigos perdedores nessa aventura cheia de jogos, apostas e amores. E você, está com sorte?

dreamcastjogodeamoremeleonor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s