Resenha | Contos da série Elemental

Olá!

Após finalizar a leitura da série, vamos resenhar os 3 contos que complementam a saga. Acompanhe.

capascontos


Você já acompanhou aqui no blog as resenhas dos cinco livros da série ELEMENTAL (Elementar).

capaselemental

Caso tenha perdido alguma, aqui estão os links em ordem.

LIVRO 1 – Storm (TEMPESTADE)

LIVRO 2 – Spark (FAÍSCA)

LIVRO 3 – Spirit (ESPÍRITO)

LIVRO 4 – Secret (SEGREDO)

LIVRO 5 – Sacrifice (SACRIFÍCIO)

Para complementar a narrativa, a autora lançou juntamente com os cinco livros, 3 CONTOS que em poucas páginas explicam pequenas passagens da trama, que são apenas citadas nos livros em si. 

Os contos são:

ELEMENTAL (Elementar) 0.5

FEARLESS (Destemido) 1.5

BREATHLESS (Sem fôlego) 2.5

capascontos

Basicamente, os contos se encaixam entre determinados livros, aprofundando certas cenas (que vou explicar com mais detalhes abaixo) que são determinantes para o desenvolvimento da trama, mas não ganham tanta atenção por se tratar de algo que aconteceu no passado, ou que simplesmente tornaria o livro longo demais.

O primeiro conto tem essa numeração, 0.5, por se tratar de uma passagem no tempo que acontece alguns anos antes do primeiro livro. O segundo conto, 1.5, explica detalhes de um episódio que acontece entre os livros 1 e 2. E finalmente o terceiro conto, 2.5, explica com detalhes uma passagem que acontece entre os livros 2 e 3.

Vamos aos contos.


ELEMENTAL (Elementar) 0.5

13418864Compre pelo link afiliado e apoie o blog!

Título original: ELEMENTAL, 2012.
Versão lida: Em INGLÊS, versão e-book Kindle. (Até onde pude pesquisar, não há versão traduzida para o português à venda.)

O conto

Como Elementar do Ar, Emily Morgan, com 17 anos, não tem muito poder. Tudo bem – ela sabe o que acontece com crianças e adolescentes que têm.

Garotos como Michael Merrick. Ele é um Elementar da Terra com poder suficiente para destruir cidades. Isso o torna sexy, perigoso e completamente fora dos limites. Pelo menos de acordo com a família de Emily.

Mas seu emprego de verão a coloca em contato direto com Michael, e nenhum dos dois pode evitar a atração que sentem. Quando forças da natureza se chocam, um passo em falso pode causar até uma morte. Por que a família de Emily não o quer apenas longe dela. Eles o querem morto.

Os irmãos Merrick podem controlar os elementos.

Antes de resenhar os três contos, vou resumir pela última vez sobre do que se trata a série Elementar, para que quem não está por dentro dos detalhes possa aproveitar a resenha sem problemas.

Os irmãos Merrick, Michael – o mais velho – Nick e Gabriel – os gêmeos – e Chris – o mais novo, fazem parte de um mundo no qual algumas pessoas nascem com dons muito especiais, onde possuem grande afinidade com um dos elementos da natureza, – água, fogo, ar, terra e espírito – dons esses que podem desenvolver para eventualmente serem capazes de controlar completamente o elemento, e retirar dele forças para fazer coisas extraordinárias.

Há também nesse mundo os Guias, que são os Elementares do Espírito, treinados desde a infância para eliminar Elementares muito poderosos que causem problemas, desastres, mortes, etc.

Pois bem, no primeiro livro da série, STORM, conhecemos a trama, e vemos o mundo através dos olhos de Chris, o mais novo dos Merrick, um Elementar da Água. No segundo livro da série, SPARK, passamos a conhecer o mundo através dos olhos de Gabriel, um dos gêmeos, e Elementar do Fogo.

No terceiro livro, SPIRIT, acompanhamos o desenrolar da trama juntamente com HUNTER, um Elementar do quinto elemento, o Espírito, que juntamente com os irmãos Merrick forma o círculo de poder perfeito.

No quarto livro SECRET acompanhamos o segundo dos gêmeos idênticos, Nick, o Elementar do Ar. E finalmente chegamos ao último livro da série, SACRIFICE, onde acompanhamos o final dessa história através dos olhos de Michael, o mais velho e mais forte dos Merrick, Elementar da Terra.

Todas as resenhas estão linkadas acima.

No conto Elementar 0.5, voltamos no tempo cinco anos, para quando a tragédia que atingiu a família Merrick estava prestes a acontecer. Os acontecimentos que levaram a morte dos pais dos irmãos Merrick são citados constantemente ao longo dos livros, mas nesse conto eles são explicados com detalhes.

Michael, o mais velho dos irmãos, com 17 anos na época, sentia muita dificuldade em se relacionar com os outros Elementares da cidade, justamente por causa de seus poderes muito desenvolvidos, com potencial para destruir e matar com facilidade. A cultura geral na comunidade Elementar era que jovens com tamanho potencial destrutivo deveriam ser mortos antes que pudessem causar algum dano, aliás, era exatamente para esse fim que os Elementares do Espírito eram treinados, para assassinar os elementares com poder demais.

Michael infelizmente demonstrou todos os sinais de que estava se tornando muito poderoso, causando alarme entre as demais famílias Elementares da cidade. Todos estavam preocupados com o garoto, certos de que em algum momento ele causaria um desastre natural e teria que ser morto, pelo bem de todos.

Os pais de Michael chegam a um acordo com os Morgan, a família que mais deseja se livrar de Michael, – querem denuncia-lo para os Guias (Elementares do Espírito) para que se livrem dele. No acordo eles aceitam conviver na mesma cidade sem que Michael ou qualquer um dos Merrick use seus poderes para nada. Assim estariam seguros e os meninos poderiam ter uma vida mais ou menos normal.

Só que os garotos da cidade que tem menos poderes que Michael decidiram que fazer bulling com ele é muito mais divertido, e isso gerou um ódio profundo entre as famílias. Sempre que tinham  a oportunidade, os garotos se reuniam para atacar Michael, usando de violência para tentar obrigá-lo a usar seus poderes para se defender, eventualmente perdendo o controle e causando um estrago capaz de assinar sua sentença de morte com os Guias.

Nesse meio tempo, Emily Morgan que sonha em deixar a cidade quando se formar no colégio para nunca mas ter que conviver com as brigas e com a violência, aceita um emprego na loja de esportes da cidade para juntar dinheiro. Na loja há um local onde pessoas podem pagar para praticar baseball, batendo em bolas arremessadas por uma máquina. Michael gosta muito de passar um tempo por lá, depositando todas as suas frustrações e mágoas no ato de bater com toda sua força em bolas de baseball.

Infelizmente, tudo que Emily sabe sobre Michael é o que seu irmão e seus pais a dizem, ou seja, que ela deve manter distância e, que ele é muito perigoso. E quando Michael chega para praticar seu esporte, a tenção entre eles é instantânea.

Em poucas páginas a autora nos mostra exatamente o que aconteceu entre os dois, como um sentimento bonito brotou e vingou em pouquíssimos dias, e como havia grande potencial para algo maior se desenvolver. 

Emily infelizmente já tem seu destino definido no primeiro livro da série, quando ficamos sabendo do que aconteceu naqueles dias em termos gerais. Mas é muito interessante ter os detalhes, poder adentrar ainda mais o mundo de Michael, a realidade de seus traumas e mágoas do passado, e todas as coisas que justificam totalmente a forma como sua personalidade o moldou em um jovem maduro além de seus anos.

Conto aprovado. 


FEARLESS (Destemido) 1.5

Fearless-ebook-8-12Compre pelo link afiliado e apoie o blog!

Título original: FEARLESS, 2012.
Versão lida: Em INGLÊS, versão e-book Kindle. (Até onde pude pesquisar, não há versão traduzida para o português à venda.)

O conto

Hunter Garirty está acostumado a ser cuidadoso. Os garotos na escola podem sentir que há algo de diferente nele, e estão certos.

Hunter tem poderes que não tem nada a ver com o quão forte ele pode socar alguém. Talvez seja isso que Claire Kasten sente nele. Ele é quieta, vergonhosa e intensa, mas foi ela quem o procurou. Não há como saber o que ela quer dele.

Mas Hunter sabe o suficiente para saber quando há um segredo por perto, e se aproximar de Claire é um perigo que ele se sente pronto para encarar…

FEARLESS é o conto mais interessante dos três, na minha opinião, isso por que revela detalhes de um momento muito citado durante os livros da série, mas que infelizmente não ganha muitos detalhes.

Hunter, um Elementar do Espírito e um dos personagens centrais da trama, ganha seu próprio livro no terceiro volume da série, SPIRIT, e por isso sua vida, passado e família são muito explorados, complementando a trama como um todo. E há um incidente que como já mencionei, é supra citado durante não só o livro 3, como em toda a série. Os momentos que precederam a morte do pai e do tio de Hunter. 

Essas mortes são determinantes para vários aspectos da história que é contada nessa série, e o ponto de vista de Hunter em seu livro é um dos mais interessantes de se ler. Esses dois aspectos combinados transformam o segundo conto em uma leitura complementar muito satisfatória e esclarecedora. 

Hunter tinha e continua tendo uma dinâmica muito complexa com cada membro de sua família, nunca nada vem muito fácil pra ele. E isso é só uma das coisas que são exploradas nesse conto.

Há também uma visão geral sobre como é conviver com o elemento do espírito quando se é muito jovem, algo que não fica muito claro durante a leitura dos livros. No conto podemos ver claramente os efeitos da força do elemento causando dificuldades para a vida do garoto. Elementares do Espírito são pessoas que atraem as outras com mais intensidade, seja de forma positiva ou não. Ou seja, quem gosta dele gosta muito, mas quem não gosta… Dai o motivo de tamanha animosidade para com Hunter por parte de quase todo mundo que ele conhece.

Uma vida muito dura, e interessantíssima do ponto de vista literário.

A forma como Hunter foi criado e a influência que os elementos e os Guias tiveram em toda a sua vida ficam mais bem explicadas nesse conto, por isso acho que ele se tornou facilmente o conto não só mais interessante, mas também mais determinante para o entendimento da trama em geral.


BREATHLESS (Sem fôlego) 2.5

15819003Compre pelo link afiliado e apoie o blog!

Título original: BREATHLESS, 2013.
Versão lida: Em INGLÊS, versão e-book Kindle. (Até onde pude pesquisar, não há versão traduzida para o português à venda.)

O conto

Nick Merrick deveria ser o mais equilibrado. O pacificador. Desde que ficou sozinho com os três irmãos no mundo, essa é sua tática de sobrevivência.

Mas agora ele tem problemas que nem mesmo seus irmãos podem ajudar a contornar.

Sua tão dita namorada, Quinn, está indo de ousada a maluca. Enquanto isso, o parceiro de dança dela, Adam, está mexendo com Nick, o forçando a reconhecer uma verdade que ele preferia deixar escondida.

Ele pode sentir a atmosfera fervendo. Perigo está a caminho. Mas o que quer que aconteça, Nick está começando a descobrir que às vezes não há nada que possa manter a paz.

No terceiro e último conto, o foco volta para um dos irmãos Merrick, dessa vez Nick.

O livro de Nick, SECRET, já é um livro denso e pesado por se tratar de uma temática mais delicada. Mas tudo se desenvolve a partir de um ponto mais avançado na revelação do segredo, e não no momento zero.

Já o terceiro conto vem justamente contar os momentos que antecederam a revelação do segredo de Nick para ele mesmo, para que só então no livro ele possa dar continuidade aos momentos dramáticos que se seguem.

Acho que esse conto, apesar de ter seu valor para complementar a trama, não teve tanto impacto na hora da leitura. As informações entregues nele não faziam falta para quem já tinha lido todos os livros como eu, e como nada foi acrescentado de muito definitivo para a trama geral, a leitura se tornou monótona e desinteressante. Ao finalizar o conto e finalmente colocar o ponto final na série Elementar, achei que poderia ter passado sem o terceiro conto facilmente. Aliás, um capítulo a mais no próprio livro de Nick teria explicado tudo o que foi explorado no conto sem muita dificuldade.

Em geral, a leitura está aprovada.

A saga é divertida, cheia de momentos impactantes e muito bem escrita, e para quem procura um grupo de personagens pelos quais torcer com fervor, já encontrou. 


Acha que acabou?! Ainda não!

No próximo vídeo lá no CANAL DO BLOG NO YOUTUBE vou fazer um verdadeiro RESUMÃO da série Elementar, para finalizarmos a série com chave de ouro. Não deixe de se inscrever!


Obrigada pela visitinha. Volte!

modeloassinatura


Sinopse aqui!

elencodossonhosminhalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s