Mais Do Que Palavras Podem Dizer | Brigid Kemmerer
Título original: More Than We Can Tell, de 2018.
Versão lida: Em inglês, Editora Bloomsbury, 2018, livro digital pelo KINDLE AMAZON.
A autora
Há poucas informações sobre Brigid Kemmerer online. Sabe-se que ela é de Nebraska nos EUA, e mora em Maryland com o marido e quatro filhos.
Seu romance AOS PERDIDOS, COM AMOR é o primeiro lançado em português no Brasil, e é o livro que antecede Mais Do Que Palavras Podem Dizer. Ela escreveu também THICKER THAN WATER, 2015, um romance paranormal New Adult, e a série ELEMENTAL, 2012, que conta com cinco livros e três contos. A série também fala de elementos paranormais e romance.
O livro
Antes de mais nada, não deixe de conferir a resenha do primeiro livro da saga Aos Perdidos Com Amor aqui no blog. Vamos lá.
No primeiro livro Rev, o personagem central de Mais Do Que Palavras Podem Dizer é apenas o melhor amigo de Declan, o herói de AOS PERDIDOS COM AMOR. Nesse livro Rev se torna o herói, e nos aprofundamos mais em sua jornada, enquanto a trama caminha para todos os personagens, conhecidos e novos.
Somos apresentados a Emma, a nova heroína. Ela não aparece no primeiro livro e aqui ganha muitas e muitas páginas, por ser o contraponto perfeito para Rev. Os dois frequentam a mesma escola de ensino médio, e enfrentam separadamente seus próprios traumas e conflitos antes que se conheçam e passem a dividir suas dores.
Há uma ruptura grosseira na vida de Emma que a faz questionar a tudo, inclusive a si mesma, ainda que muito talentosa e dona de uma personalidade cativante, a menina deixe de viver dias comuns para lidar com problemas familiares e desilusões em todas as suas relações.
Rev, que no primeiro livro já havia revelado ter sido adotado pelos pais após ser resgatado do pai que o torturava psicológica e fisicamente, agora tem que lidar com o retorno da presença do pai abusivo em sua vida, algo que o transtorna completamente, o faz questionar sua própria personalidade e duvidar de sua capacidade de seguir em frente e deixar os traumas do passado para trás.
Rev e Emma se encontram no momento em que nenhum dos dois tem mais ninguém com quem contar, e por causa de sua atração imediata, decidem permitir que haja confiança entre eles, e que isso se desenvolva numa amizade confusa e cheia de nuances.
O que mais me agradou no livro foi o desenvolvimento pessoal de ambos, Rev e Emma, individualmente. Apesar de sua relação ser fofa e muito envolvente, foi a profundidade do conflito humano que me cativou. É tão doloroso e ao mesmo tempo lindo poder observar o processo de entendimento pelo qual passa uma pessoa que sofreu o que Rev sofreu, e como o passar do tempo e a influência de certas pessoas pode promover uma virada completa na vida de uma pessoa.
Com Emma, a questão é mais o amadurecer de uma menina, o aprendizado sobre a vida e sobre si mesma, e como lidar com os percalços inevitáveis do caminho.
A autora mais uma vez convence, encanta e te agarra com tudo, e não te deixa ir até que você vire a última página (mesmo que digital!) do livro.
Espero que haja mais continuações para os personagens, apesar de não haver confirmações ou mesmo rumores sobre o assunto. Leitura recomendadíssima.
Com amor, Ana Luiza.